13 julho 2012

Guia de profissões: Relações Internacionais


Relações Internacionais:
Analisa e está atento ao cenário mundial e suas mudanças, observa as possibilidades de negócios, aconselha investimentos no exterior, investiga mercados, busca um consenso entre governos e empresas de diversos países e tem que estar atento aos pontos mais importantes da sociedade. Atualmente várias pessoas buscam iniciar uma carreira no curso de Relações Internacionais - uma boa escolha, já que o mercado está crescendo com a inserção do Brasil no comércio e políticas internacionais. Em 2010, Relações Internacionais foi o terceiro curso mais procurado da FUVEST.

Quais as características que um profissional de Relações Internacionais deve ter?
Curiosidade, empreendedorismo, visão de futuro, ter facilidade para fazer contatos e amizades, mente aberta, compreensão global e estar aberto a outros povos e outras culturas.

E quanto ao curso?
Sua duração é de, em média, 4 anos. Durante esse tempo, matérias como sociologia, economia, história, instituições internacionais, segurança e defesa internacional, política externa, intgração regional e economia política internacional são estudadas. 

Um dos requisitos importantes para quem pretende atuar em Relações Internacionais, é o inglês. Porém, não se prenda somente a essa língua ou ao espanhol, tenha algum outro diferencial em seu currículo.

*Um curso que complementa Relações Internacionais é o Direito. Cursou os dois? Ponto pra você!

Qual é o piso salarial?
O salário inicial varia de R$1.500 à R$4.000.

Quais os melhores cursos de Relações Internacionais?
Universidade de Brasília (UnB), PUC-MG, Unijorge, UniCEUB, Unicuritiba, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), PUC-RJ, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Facamp, Unesp, PUC-SP e Usp.

*UnB e PUC-MG receberam 5 estrelas. Os demais, 4. (Guia do Estudante)


0 comentários:

E aí, o que achou?