23 fevereiro 2012

Pensamento de quinta: É carnaval! (era)



“Mas é carnaval, não me diga mais quem é você
Amanhã tudo volta ao normal, deixa a festa acabar, deixa o barco correr”

Começo citando Chico Buarque para falar do maior espetáculo do mundo, o carnaval. Uma festa de origem bem antiga, em minhas pesquisas vem da Grécia, uma festa do deus Dionísio, a fantasia, diversão e orgia talhavam esses dias. O importante é se divertir e fazer de conta que é outro. Plebeus viram reis, homens trajam roupas de mulheres e cada um pode usar esta data para ser usado de válvula de escape deste mundo complicado.

Agora pense em tudo que se pode fazer em carnaval? Primeiro são tocadas musicas populares de cada região e mais alegres. Samba, axé, frevo, forró… gêneros musicais que lhe impedem de ficar parado. Que é complexo não cantar nem, que seja por brincadeira, um trecho. Os sorrisos dominam as faces de diversas idades, nas quais vão para as ruas brincar.

Tudo bem, você pode não gostar da festa. Tem algumas pessoas que usam os dias para descansar. Alguns fazem algum tipo de retiro por conta própria ou religioso. O ar de pecado é sempre discutido nesses dias. Mas viver é pecar, mesmo que seja só uns dias no ano. Somos humanos, temos licença para não ser perfeitos.

Então, vamos viver. O ano agora realmente começou. Não temos mais a desculpa: só depois do carnaval. Mas que um predominante carnavalesco não saia da gente ao longo dos dias: a alegria. Que estejamos sempre sorridentes, com vontade de viver. Se algo não aconteceu do jeito que você queria, talvez tenha um motivo, algo melhor venha acontecer.

Que os amores durem mais que um feriado. E que os corações sejam dominados de amor eterno.


0 comentários:

E aí, o que achou?