16 fevereiro 2012

Nostalgia


Você já sentiu saudade? Acredito que sim. Todos nós estamos capacitados a sentir falta de alguma coisa, de alguém, ou de alguma situação. Algo que nos aperta o peito, derruba lágrimas, quando menos se imagina. Não é tristeza, apenas nostalgia.

Nostalgia vem do francês e significa: Melancolia, tristeza causada pela saudade de sua terra. / Saudade do passado, de um lugar etc.

Você que já mudou de cidade, estado ou país, irá lembrar com carinho das particularidades de sua terra natal e sentir falta do cheiro da terra, da calmaria ou da bagunça do transito. Dos pássaros, da comida, da família e amigos que por lá ficaram. Mesmo que você ame o lugar onde esteja no momento, em algum momento você já sentiu falta ou há de saudade daquele lugar da onde você veio.

Nostalgia lhe deixa triste, sem nada de fato lhe acontecer. Você pode estar bem com dinheiro, amigos, amor. Mas se sente falta de alguma coisa, em algum momento irá ficar entristecido por lembrar-se de tudo que lhe fez feliz de forma até simples, mas agora mudou.

E não importa, você pode nunca sair de sua cidade, em algum momento sentirá falta de algo. Estamos sempre crescendo. Nada é como já foi um dia. Como diz a canção “tudo passa, tudo sempre passará”.

Seus amigos um dia se mudarão, ou algo não será como antes. Não dá pra brincar de pique para sempre. Não tem como sair da mesma forma, tomar as mesmas coisas para sempre. Faz parte do crescimento. E crescer é difícil. É muito complicada cada época da vida. Infância tem suas dificuldades, assim como adolescência e a vida adulta e madura. Você está aprendendo, dando um passo de cada vez.

É difícil mesmo encontrar alguém que nada mude em sua vida. More sempre na mesma cidade, bairro e até casa. Não mude os amigos, sempre namore a mesma pessoa. É até chato pensar nisso, não é. Monótono. A nostalgia nos mostra que mudamos e às vezes até pra melhor. A saudade mostra que você foi feliz, mas nada impede de estar sendo até mais feliz agora.

Então, você que se lembrou daquele seu amigo da época de infância, ou de adolescência, que foi morar longe, ou simplesmente a vida os afastou, pare de chorar. Ninguém vai embora do seu coração.  Nem aqueles já falecidos. Estão todos conosco. Mesmo sem poder abraçar, ou sair pra comer uma pizza, ou apenas ver aquele sorriso. Estão todas as pessoas que você ama e amou dentro de você.

A memória traz saudade, mas sem ela a vida não teria a mínima graça.

0 comentários:

E aí, o que achou?