24 julho 2011

Quero ser blogueira!


Nos dias atuais, criar um blog parece ter virado febre. Muita gente morre de vontade de ter um cantinho só seu pra postar o que quiser e ainda ter alguém que se identifique, mas não sabe nem por onde começar. É preciso muita paciência, persistência e dedicação


Onde crio um blog grátis?
Existem vários sites, entre eles o Blogspot e o Wordpress, que são os  mais conhecidos. Para quem está começando, indico que comece no Blogspot, pois terá ajuda para montar o layout do blog e alguns outros recursos que, na minha opinião, são bem mais difíceis de mexer no Wordpress. O Quase de Vidro é hospedado até hoje no Blogspot - e pretendo não tirá-lo daqui tão cedo.


Que nome colocar no meu blog?
Essa é uma das perguntas mais difíceis de serem respondidas. O nome do seu blog precisa ser, de certa forma, impactante. É ele a sua porta de entrada, por isso, nomes comuns não são lá muito indicados. Nomes grandes também estão fora de cogitação (o blog deixou de se chamar Egocentrismo Constante por isso), é difícil alguém guardar um nome muito grande. O ideal é que se escolha um nome que tenha a ver com a sua personalidade. Quem me conhece há bastante tempo sabe que o QDV já teve alguns nomes: Apenas Rabiscos e Egocentrismo Constante.  O QDV tem esse nome porque me considero uma pessoa frágil, choro até em propaganda de shampoo. Logo, associei ao vidro, que em sua maioria, é frágil e se quebra fácil. Vale lembrar que nem todo vidro se despedaça facilmente - por isso o Quase no nome, pois quando preciso ser forte ou dar essa impressão, faço muito bem.


O que pode diferenciar meu blog da maioria?
O conteúdo! Ninguém gosta de entrar em um blog que copie matérias, que não tenha sua própria forma de se expressar. Se inspirar é legal, mas copiar, não (caso coloque matérias já publicadas, não se esqueça de colocar os créditos). Crie textos, coloque imagens, crie tags... Inove!


Quero um layout personalizado
Há diversos sites que disponibilizam layouts e alguns outros que são pagos. No início, aconselho começar com templates grátis, pois seu blog não será um estouro de uma hora pra outra, então é desncessário gastar dinheiro com isso agora. Quando comecei com o Egocentrismo Constante, conheci uma garota, a Giovanna Moser, que criou um layout pra mim totalmente grátis. O tempo foi passando e eu fui enjoando, não queria sempre o mesmo layout e mudá-lo sempre me fazia postar mais. Descobri o BTemplatesEvelyn's Place - muitos layouts utilizados por mim foram de lá. Comecei a me interessar por isso e de vez em quando até arriscava mudar os códigos de layouts prontos (obs: nunca retire os créditos!). Hoje o layout do blog é feito pela @MaryanaSales do Início de Inverno e custou R$10. Ah, não se esqueça que ninguém gosta de layouts que possuam todas as cores do mundo e vários gadgets, isso faz a página do blog demorar a carregar, o que irrita muito.


Como adicionar recursos ao meu blog?
Blogspot e Wordpress possibilitam aos usuários que usem gadgets. Conheço alguns sites que também te ajudam a personalizar seu blog sem gastar nenhuma grana, o Trechy Teen, Menina Nerd e novamente Evelyn's Place.


Como divulgar meu blog?
A melhor maneira de divulgar é colocando no twitter, mostrando aos seus amigos e até comentando em outros blogs. Eu disse comentando, não espalhando apenas seu link. Comente algo interessante e deixe seu link também, responda comentários e se possível, os retribua, seja atencioso, tire dúvidas. Coloque uma barra de seguidores no seu blog, o curtir do Facebook e faça parcerias.


Quero desistir.
O blog não cresce, ninguém segue, ninguém comenta... Calma, isso é normal. Não pense que será a única a pensar em deixar o blog de lado, eu mesma já deixei diversas vezes. O mais importante é não desistir, é difícil alcançar o auge, mas quem acredita, sempre alcança. E se desistir, hm, você está perdendo tempo. Pense nisso!


Meu blog cresceu!
Bastante gente conhece seu blog, então está na hora de mudar seu blog para .com ou .com.br, afinal, a maioria dos sites que você decora, são assim, certo? O QDV tem domínio na Optical Host (onde também podem ser feitas hospedagens), mas conheço muita gente que usa o UolHost. É só escolher qual cabe melhor nos eu bolso. Lembre-se que não é porque seu blog começou a crescer que você precisa deixar seus leitores de lado, afinal, é por causa deles que você chegou onde está, continue os dando o máximo de atenção que puder. Não esqueça de atualizá-lo sempre, seus leitos gostarão de ver sempre posts que "acabaram de sair do forno". Com seu blog crescendo, algumas marcas procurarão anunciar no seu blog e você ainda ganhará um dinheirinho com isso, e até mesmo, mimos. Se por acaso tempo lhe faltar, procure montar uma equipe competente e organizada pra te ajudar a postar durante a semana. Agora que seu blog é conhecido, divirta-se! Você servirá de inspiração pra muita gente. Boa sorte!

2 comentários:

@quasedevidro disse... [Responder]

Queeer? Por que não inicia sua vida de blogueira ein? :P E depois manda seu blog pra mim! Passou sim, eeeee. Obrigadaa

E aí, o que achou?