03 fevereiro 2012

QDV Entrevista Blogueiras: Julie

Depois de três meses a tag #QDVEntrevistaBlogueiras volta ao blog! Dessa vez a entrevistada é a dona do Julie de Batom. Um blog que descobri esses dias atrás através de uma leitora (Oi, @JessicaKampa). Visitei sem conhecer e passei um bom tempo lendo os posts que havia perdido desde então. Sabe aquele blog que tem um layout diferente dos demais e com o conteúdo que você sempre vê por aí, mas abordado de uma maneira peculiar, te deixando com vontade de ler mais e mais? Pois é, esse é o blog da Julie Duarte e essa é a nossa entrevista!

Nome: Juliana Neves Duarte
Idade: 17
Signo: Gêmeos
Três sites que não saem dos favoritos: Garotas dizem, Melina Souza e Melhor ângulo.


Como surgiu a ideia de criar um blog? Alguém te inspirou a criá-lo?
Na verdade, eu já tinha passado por esse mundo blogueiro em 2006. Ainda me lembro que na época o Blogger era da Globo e tinha que pagar assinatura para usá-lo. Então, era uma febre no Uol (zip.net) e todos os blogs estavam lá... Ou seja, eu também. Comecei com um do RBD, bem mal feito e com um design péssimo. Eu que criava, então já coloquei a mão na massa em códigos bem cedo. Daí, veio meu amor por design e escrita. Dei um tempo bem grande entre esse e o meu blog recente (criei o Pronta para Crescer em 2010), mas voltei. A inspiração de criar o blog não veio de alguém, mas sim do fato de querer ajudar e ter um lugar para postar meus textos. A ideia era ter um espaço meu, mas que outras garotas se vissem ali também. Claro que agora o assunto é bem diferente do que aquele de 2006, mas às vezes, ainda sinto que sou a mesma garota de 10 anos descobrindo um mundo novo na internet! 

Por que Julie de Batom?
Eu queria um nome mais direto, algo que tivesse a minha marca, diferente do Pronta para Crescer, que era tudo o que eu sentia quando o criei. Queria me ver sempre que lesse o nome do blog, e foi aí que surgiu a ideia de misturar um dos meus apelidos (Julie) com outra coisa. Pensei bastante antes de chegar no resultado... O batom ficou porque é meu item favorito de maquiagem. Às vezes, estou com pressa ou sem ânimo para algo mais elaborado e, usando o batom, já me sinto bem melhor. Ele muda o look, por mais simples que seja, e dá um up no ânimo. Quando estamos maquiadas, já nos vemos de uma forma diferente, especial. Mostrei o nome para umas amigas e elas curtiram a ideia, acharam diferente, legal e até engraçadinho. Então, ficou!

Você já teve outro blog?
Tive alguns do RBD em 2006, no ano seguinte criei uns dois pessoal, mas foi em 2010 foi que levei a sério o mundo blogueiro: criei o Pronta para Crescer, que foi onde fiquei por pouco mais de um ano. E agora, estou no Julie de Batom! ha.

Qual a diferença do JDB do ínicio, para o JDB de hoje?
Eu já tinha uma bagadem vinda do PPC e isso ajudou muito no JDB. Comecei com bastante leitores, que migraram do Pronta para Crescer para lá. Não foi fácil para mim no começo, e acho que isso até refletiu no blog. O primeiro layout foi bem simples e tinha até cara de blog pessoal... Depois, reformulei tudo e dei um aspecto mais profissional ao JDB. Além da parte gráfica, hoje abordo assuntos com mais profundidade, tento trazer posts completos para os leitores. Acho que é por isso que acabo escrevendo demais! 

E a diferença da Julie?
Tanta coisa aconteceu na minha vida desde que criei o PPC que, depois que mudei para o Julie de Batom, só continuaram acontecendo mais. O blog me ajudou muito pessoalmente, me deixou mais leve quando precisava desabafar. Hoje sou mais comunicativa, algo que antes não era. Eu mudei muito depois que passei a escrever todos os dias no blog, pode parecer que não, mas é a verdade. Lidar com pessoas novas, amigos novos, problemas também... Tudo isso leva a pessoa a amadurecer. E foi como me falaram na época que migrei do Pronta para Crescer para o Julie de Batom: eu tinha crescido com o PPC, amadurecido, e precisava de um lugar novo, diferente, assim como eu me sentia no momento. Cada vez que me olho no espelho, sorrio, porque sei que mudei demais com tudo o que aconteceu na minha vida nesses meses. E só tenho a agradecer por tudo!

Qual tema é mais legal de abordar?
Todo dia eu tenho um tema favorito, sabia? hihi Nunca tenho um que prefiro, mas geralmente, gosto dos posts de moda e inspiração. Adoro ficar horas criando as imagens no Photoshop, escolhendo o que vai aparecer no post... Sinto como se estivesse em uma revista!

Qual post feito por você, você considera mais especial? Por que?
Gosto muito dos textos que escrevi e considero todos especiais, mas tem um que sempre que leio, me dá força. Ele se chama "Para entrar, de uma vez, na minha cabeça" (http://juliedebatom.blogspot.com/2012/02/para-entrar-de-uma-vez-na-minha-cabeca.html) e o postei no PPC depois de ler um comentário anônimo bem maldoso. Nunca fui boa em receber críticas mas, depois dessa, percebi que era algo normal depois que começa a se trabalhar com outras pessoas. 

O que mais gosta e mais odeia na blogosfera?
Eu gosto do modo como as pessoas tratam os assuntos. Adoro ver vários pontos de vista, saber o que cada um pensa. O que não curto muito é a falta de respeito que muitas pessoas tem com os blogueiros. Às vezes, fazem comentários cheios de críticas e esquecem que quem está por trás daquela página é uma pessoa, com sentimentos e opiniões também. Ah, e sem contar o conteúdo que rola por aí sem os créditos. E para completar, também sinto falta da participação das pessoas nos blogs. Hoje em dia o problema não é conseguir visitas, mas comentários. Os leitores andam muito tímidos, viu? ha.

Como você divulgava o JDB?
Comecei divulgando o blog no Orkut, em algumas comunidades próprias para isso. Também deixei o link no sub do MSN e vários amigos conheceram o blog assim. Depois, usei outras redes sociais, como Facebook e o Twitter, e passei a comentar em outros blogs... E assim vai até hoje!

Seus amigos, familiares, etc visitam o blog?
Só os amigos, pois minha família nem sabe que tenho o blog. Acho que só alguns primos conhecem, não tenho certeza ha. Não sei se tenho coragem de abrir meu mundo para os meus pais, sabendo que vão ler cada sentimento que tive ou momento que passei. É complicado!

Você esperava tamanho sucesso no seu blog?
Não! haha. Acho que nenhum blogueiro espera ter sucesso com o blog, mesmo que o crie para isso. São tantos blogs por aí que as chances de se destacar são mínimas a cada dia que passa. Tenho muita sorte de ter os leitores que tenho hoje! Já vi tantos blogs bons por aí, com conteúdos ótimos, até melhores que muitos famosos. Mas, por falta de persistência do dono ou até divulgação, acaba ficando para trás. Então, só posso agradecer por tudo, mesmo!

Vai a muitos eventos?
Não muito. Sou bem caseira, e com a rotina apertada, quase não sobra tempo para nada, nem para sair com os amigos, que vivem me cobrando haha.



O blog já te realizou algum sonho que antes parecia completamente impossível?
Na verdade, ele realizou dois! O primeiro foi ter meu texto publicado na Atrevida, em uma página da atre_log, que é especial para textos das leitoras. Recebi tantos elogios, até da Marina - que recebeu meu texto - e isso foi muito gratificante. E o blog também me deu vários amigos, que sempre estão ali, dispostos a ajudar e ler o que tenho para falar. 

Qual o segredo pra manter um blog?
MUITA persistência, acredite! Conciliar um blog com estudos não é fácil, principalmente agora que terminei o Ensino Médio e só restaram técnico e faculdade, que são bem difíceis. Mas, com dedicação e amor, tudo dá certo! Amo o que faço e quando entro na internet para atualizar o JDB, faço com a maior alegria. Ler os comentários dos leitores elogiando é o máximo e só me dá forças para continuar!

Que conselho você dá pra quem quer ser blogueira e está começando agora?
Persistir no que gosta e se dedicar totalmente! Nunca vai ser fácil e não vai ser da noite para o dia que você vai virar uma blogueira famosa. Veja nossos ícones hoje, todos acreditaram no seu trabalho e se destacaram. Haverá horas que vai dar vontade de jogar tudo para cima, mas se você realmente está ali para fazer a diferença e não porque todo mundo tem um blog, vai dar certo. É só acreditar, persistir e amar o que faz.

Qual seu maior vício?
Eu não consigo ficar muito tempo sem teclar ou escrever. Se estou com uma caneta na mão, já começo a rabiscar, ou então, fico digitando no celular. E também sou viciada em refrigerante de tubaína, que é algo que não pode faltar aqui em casa. Ah, e não posso esquecer do doce de leite que vende na banca perto da minha ex escola haha. Sempre passava lá para comprar e fico pedindo todo dia para minha mãe trazer.

Tem alguma pergunta que nunca te fizeram e você gostaria de responder? Qual? Se sim, a responda então!
Acho que nunca perguntaram por que escolhi Jornalismo ao invés de seguir em Web designer, já que faço curso técnico. Bom, onde moro não tem muita área e ou você trabalha sozinho ou tem sorte de achar uma empresa - que nunca paga o que você realmente deveria ganhar. Apesar de não ter tanta área "boa" para jornalistas aqui, preferi escolher esse curso. Assim, faço o que gosto e deixo para ser web designer como "passatempo", pois adoro mexer com códigos e Photoshop!

Qual seu lado "quase de vidro", ou seja, qual o seu ponto fraco?
Meu ponto fraco é acreditar no lado bom das pessoas. Para mim, todo mundo é bom, inocente e não faz por mal. Tenho esse lado "quase de vidro" que muitos amigos dizem ser bom, mas não considero. Acabo perdodando muita gente que não merece por ter coração mole.

Mande um recado para os leitores do Quase de Vidro e do #JDB:
Quero agradecer a oportunidade, primeiramente. Espero que vocês gostem de conhecer mais um pouco sobre a Julie fora do blog. Obrigada por todo o carinho, apoio e suporte que vocês me dão todos os dias, de coração!



0 comentários:

E aí, o que achou?