24 janeiro 2012

Quero fazer intercâmbio! - O começo

Quando você decide fazer o intercâmbio várias escolhas hão de serem tomadas. A primeira delas é: Com qual agência ir? Essa pergunta só poderá ser respondida quando você entrar em contato com pessoas responsáveis por intercâmbio na sua cidade. Procure a mais próxima ou a de sua maior confiança e exponha toda as suas ideias e tudo o que você espera daquilo tudo. Ela te passará a agência mais adequada e ai sua procura poderá começar. 

Meu primeiro passo foi conhecer a agência escolhida da melhor forma possível. Pesquisei na internet, vi fotos, conversei com pessoas que já conheciam e tentei ver se a agência adaptava as minhas prioridades. E pra isso achei uma lista na internet com as principais agências do Brasil inteiro.

Agência de Intercâmbio tem uma ampla lista, mas aí vai uma dica: não procure sua agência por ai e sim por um especialista que irá te indicar qual a melhor. Confie em mim, será a melhor opção.


Depois da agência escolhida é que o bixo começa a pegar. A parte burocrática é pesada e várias coisas têm de serem levadas em conta. Uma ficha com umas 30 folhas serão preenchidas na língua oficial do país em que você for fazer o intercâmbio e dentro dessa ficha contêm uma folha com uma carta sua expondo todos os seus interesses (e é onde você vai contar mais sobre você), uma carta de seus responsáveis explicando o que eles esperam dos seus futuros Host Parents e uma página com fotos suas onde será feita a escolha.

Dica: Na sua carta não tente impressionar. Diga o que você gosta ou não gosta de fazer, demonstre seu gênio e gosto em palavras e diga sempre a verdade. 

A pior parte para alguns: a cartela de injeção a ser tomada para poder entrar no país. Sem essa cartela completa sua entrada não é válida. E acredite, é muita injeção. 

Pra quem nunca foi para o exterior, o passaporte e o visto também serão agendados, e não enrole com isso, eu juro que eles já enrolam mais do que deveriam. 

Depois de todos esses procedimentos é só esperar a sua família chegar e aguardar ansiosamente para o dia de embarque. E curta muito com as pessoas que você ama enquanto não chega, tudo isso fará muita diferença. 






0 comentários:

E aí, o que achou?