17 janeiro 2012

Quero fazer intercâmbio! - Intercâmbio Universitário

Aproveitando a tag da Gabi, hoje venho falar sobre o Intercâmbio Universitário. Muitas universidades são ligadas a instituições estrangeiras a fim de levar seus alunos a estudarem parte do curso fora do país. Mas fique sabendo que você não irá pra outros lugares só pra passear... O seu objetivo é outro: o estudo!

Muitas são as universidades (particulares e públicas) brasileiras que possuem convênios com instituições estrangeiras, para proporcionar a seus alunos a oportunidade de cursarem uma parte de seus estudos no exterior.

Funciona mais ou menos como uma troca universitária, ou seja, as instituições mandam alunos para o exterior e recebem outros durante seis meses ou um ano.

O próprio intercambista tem que arcar com as suas despesas (passagem, alimentação, hospedagem, etc), mas em alguns casos, universidades públicas disponibilizam bolsas pra essas despesas. O mais difícil de um intercâmbio seria pagar os estudos, mas na maioria das vezes você continua pagando a sua universidade, ao invés da estrangeira.

Não pense que é só estar na faculdade e pronto, vai fazer intercâmbio. Alguns requisitos são necessários: ter cursado no mínimo 40% da carga horária do curso, ter notas boas, não estar no último semestre e conhecer a língua do país que pretende ir.

Se o interesse for grande, pesquise uma universidade que disponibilize o intercâmbio universitário e se informe bem sobre o programa.

Que tal ver os outros posts da tag intercâmbio?

0 comentários:

E aí, o que achou?