05 janeiro 2012

Pensamento de quinta: Eu ganho, tu ganhas, alguém perde.


Olá. Tudo bem com vocês? Comeram já muita rabanada? Muito bem. Agora estamos em janeiro de 2012. E antes que cheguemos ao carnaval vamos discutir algo aqui muito importante. Algo que sempre acontece. A competitividade. Ah, foi a chefe quem me pediu. Manda quem pode obedece quem tem juízo (risos).

O ser humano ama competir. Tudo que é uma disputa, nós estamos ali lutando, gritando, torcendo, atuando etc. Se alguém fala que você não é capaz de algo, fato que vai tentar mostrar que é capaz. O nosso amor por esportes demonstra toda nossa competitividade. Ninguém quer que seu time perca. Seja no vôlei, futebol, basquete ou equipe de cuspe a distancia.

A gente disputa com a gente mesmo ou com o outro. Disputamos beleza. Sempre queremos chamar mais atenção (vide nosso lado animal, precisamos disso para “procriar”). Queremos ser os mais fortes, inteligentes, divertidos, melhores em jogar pedra na vidraça. Qualquer coisa do tipo. Você já disputou algo em sua vida e vai continuar. Mesmo que seja involuntário. É humano. O capitalismo mostra isso. Queremos mais dinheiro.  Ou na democracia que se compete para quem vai governar (roubar) no momento.

É do ser humano. As histórias sempre são contadas pelos vencedores. Aqueles que competiram e alcançaram seu objetivo.  As guerras por ideais. As guerras sem sentido. A vida inteira é competir. E quem perde sente o gosto amargo da derrota. E quem vence vai contar história, mesmo que seja só de seu ponto de vista.

0 comentários:

E aí, o que achou?