11 julho 2011

Semana do Rock

Começando agora, essa semana no blog teremos posts dedicados a Semana do Rock. 
O rock surgiu na década de 50. Era um som totalmente diferente de tudo aquilo que ja havia sido visto na música. A principal característica do rock, era vir acompanhado de guitarra, baixo e bateria. De uma hora pra outra, ficou super conhecido.
Nesta mesma década, os tão famosos rebeldes se identificavam com o estilo um pouco peculiar das bandas. Em 1955 aparecia Elvis Presley, unindo diversos ritmos. Em 1960 aparecia a banda de maior sucesso: Beatles.



Com o passar do tempo, o rock adquiria adjetivos como rebeldia e transgressão. Pouco depois, surgia o videoclipe e as bandas de heavy metal, como Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple. Bandas grandiosas de rock com shows espetaculares também aparecem, como é o caso de Pink Floyd e Queen.
Na década de 90, o rock britânico ganha novas bandas e novos sucessos, surge aí Oasis e Green Day.


No Brasil, o primeiro sucesso do rock aconteceu na voz de uma mulher, Celly Campelo. E - pasmem - seu sucesso foi "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido", aquelas músicas que tenho certeza que todos conhecem. Nas décadas de 70, 80 e 90, aparecem Raul Seixas, Ultraje a Rigor, Titãs, Engenheiros do Hawaii, Legião Urbana, Barão Vermelho, Os Paralamas do Sucesso, Blitz, Charlie Brown Jr, Jota Quest, Skank e uma infinidade de bandas.



É nessa semana que comemoramos o Dia Mundial do Rock, que por incrível que pareça, é uma data praticamente comemorada apenas no Brasil. Há 25 anos, Phill Collins decretou "13 de julho é o Dia Mundial do Rock" e duas rádios brasileiras (que hoje, já não tocam mais o bom e velho rock e se deixaram levar por modinhas) começaram a comemorar a data.



Quer ouvir algumas músicas?











0 comentários:

E aí, o que achou?