29 julho 2011

Quem não quer um ombro amigo pra chorar?


Há quem diga que homem não chora e que as mulheres são todas frágeis e frescas, típicas donas de corações moles. Não é para todo mundo que chorar se torna uma atividade rara, eu, por exemplo tenho muitos momentos chorona. Quando estou na TPM o Ally (meu namorado) sempre nota a diferença, ainda que eu não perceba muita coisa, ele sempre diz "neném, você tá de TPM?", isso porque eu sempre fico toda frágil e carinhosinha.

Minha amiga me mandou uma reportagem e achei interessante compartilhar com vocês. Não é todo mundo que gosta de chorar horrores e expor. Muita gente guarda pra si, e quer saber de uma coisa? Isso não é bom.

De acordo com pesquisas, quando choramos liberamos algumas substâncias que nos dão aquela sensação de conforto e alívio. Quando a primeira lágrima escorre pelo nosso rosto, a leucinaencefalina aparece e nos anestesia de uma certa forma. Quando a taxa de prolactina é alta no nosso organismo, chorar é a melhor solução, pois combate o estresse. Chorar é uma maneira "legal" de por pra fora tudo aquilo que nos incomoda.

O bom é não esperar aquela dorzinha chata passar e procurar um bom ombro amigo - ou até mesmo o travesseiro. Uma hora ou outra o sentimento se alia ao racional e encontram uma solução para aquele problema enorme.

Terminou o namoro, brigou com a melhor amiga e está se sentindo triste com aquela vontadezinha enorme de colocar tudo pra fora? Não se contenha e chore, irá te fazer bem. Ah, isso não quer dizer que todo mundo tem que chorar o tempo inteiro viu? Chorar descontroladamente é sinal de depressão. Então coloque tudo pra fora em um dia só e nos outros, apenas tente se conformar e aproveite, aproveite muito. Não se esqueça que tudo o que te machuca hoje te deixará mais forte amanhã.

Despeço-me desse post com uma citação de Morrie Schwartz em seu livro "Lições sobre amar e viver": "Depois de chorar algum tempo, encontro alívio em expressar esses sentimentos profundos, consolo em saber que posso expressá-los – que eles estão ali, que posso pô-los para fora. Meus sentimentos me fortalecem, em vez de me enfraquecerem. Depois de passar por esse tipo de lamentação, é mais fácil enfrentar o dia, tão mais fácil fazer o que tenho de fazer com minha família e meus amigos, ser carinhoso e estar pronto para o que vier a acontecer.".

2 comentários:

Anônimo disse... [Responder]

primeira vez que venho aqui, bem legal o seu blog...também choro muito

E aí, o que achou?