09 maio 2010

autoestima


Falamos tanto sobre esse assunto. Mas, será que você realmente sabe o que é isso ?



Autoestima... Opinião e sentimento que cada um tem por si. Saber o seu valor pessoal, acreditar, respeitar e confiar em si. Mas nem sempre é tão fácil assim.
Acredito que a autoestima é a base de um ser humano, é a cura para todas as dificuldades e sofrimentos. Tudo isso depende de como nos tratam, do nosso passado, das nossas experiências. Quando passamos por decepções, frustrações, ou quando não somos reconhecidos pelo que fazemos, tais fatores abalam nossa estrutura, mexendo de forma direta com a nossa autoestima. E não é somente o reconhecimento de outras pessoas que nos abalam, mas também o de si próprio.
Quando alguém tem boa autoestima se sente segura e, sem pensar, passa essa imagem aos outros. Tanto os sentimentos bons, como ter confiança em si mesma, quanto os negativos, como insegurança e autodepreciação, se originam da imagem que fazemos de nós mesmos .. se gostamos do que vemos, nos sentimos seguras. Mas, se não gostamos do que somos, as coisas começam a dar errado.
Ter autoestima não significa sentir-se segura em todas às vezes. Nada disso. É saber que não dá para ganhar sempre. Às vezes, pode até acontecer de algo dar errado, mas isso não é o fim do mundo. Você deve encarar um não sem arrancar os cabelos e nem achar que "coisas ruins acontecem somente com você”. Antes de qualquer coisa, precisamos ter consciência do que somos capazes, para depois, conseguirmos tudo o que queremos.

2 comentários:

fernanda,1bej disse... [Responder]

Realmente devemos ter autoestima, mas me diz se tem horas que não parece que da tudo errado só com você? Que lhe da voltade de largar tudo e fugir.

Anônimo disse... [Responder]

adoooro esse blog, por isso indiquei ao Prêmio Dardos. Parabéns! pra ver mais, vai lá no meu blog. beijos :*

E aí, o que achou?