03 abril 2012

Bonecas de carne e osso




Acho que alguém na vida já deve ter se deparado – não importa se na internet, em filmes, seriados, na rua ou na casa da sua avó - com garotas vestidas praticamente como bonecas, com laços gigantescos na cabeça, acessórios de doce, mas ninguém sabe dizer ao certo o que é.

Não, elas não são princesas, mas são bem próximas. É algo surreal, mas tão maravilhoso que é impossível não olhar.

Certamente em algum momento da sua vida você ouviu a palavra “Lolita”. Mas,  que é que isso quer dizer?

Para explicar direitinho vamos voltar um pouquinho no tempo, mais ou menos em meados de 1980, quando um movimento da moda surgiu. Basicamente o objetivo era sair nas ruas com roupas e acessórios baseados no estilo Rococó e o Vitoriano, podendo ser usados vestidos fofos e graciosos, sapato de boneca com renda, pequenas cartolas – se assim desejasse –, luvas e outros adereços. Até aquelas calçolas poderiam ser usadas – tudo para não mostrar o que havia em baixo da saia.


Claro que isso não traduz o que é ser uma Lolita, mas infelizmente, ninguém tem certeza do que realmente significa. Existem apenas suposições e aquelas famosas palavras “eu acho” ou “deve ser isso”. Mas aqui vamos só entender o termo como garotas fofas que gostam de se vestir de bonecas.

Normalmente você pode vê-las andado pelas ruas do Japão, onde é bem normal ver uma dessas garotas perambulando com suas sombrinhas e vestidos armados. O que já não acontece tanto assim no Brasil. Aqui achamos bonito e fofo, até temos vontade de nos vestir, mas isso não acontece com frequência, afinal, seria estranho você estar em plena Avenida Paulista (exemplo) e visse uma garota com um laço enorme na cabeça, meia 3/4, um vestido estilo sino – aquelas saias rodadas de boneca, com tecido bonito e uma ótima renda acompanhando. Ta, talvez até role, mas acho que com mais frequência em convenções especializadas em desenhos e quadrinhos japoneses.



Eu realmente acho lindo quem se veste assim. Mas se você leu até aqui e gostou, mas não quer se vestir assim tão exótica, calma, tenho um plano B.

Pegue apenas a essência, não se esqueça do espírito de ser uma Lolita, tenha orgulho dele. Vá a uma loja de departamento. É. Uma loja de departamento. Não que lá tenha uma ala com uma seta em neon escrita “Peque seu estilo Lolita aqui mesmo”. Obvio que não. Você terá que andar e trabalhar duro para conseguir ser uma Lolita, digamos que, moderna.

Quer mesmo parecer uma boneca francesa do século XXI?

Então, arregace as mangas e vamos às compras.

Basicamente, o estilo é romântico, então, não pode faltar frufru, renda, babado e tule. A partir daí buscamos uma blusa romântica. Se for usar uma saia de cintura alta, bem romântica e de cores vivas, não abuse do romantismo e da cor da blusa. Depois disso, não esqueça, coloque uma meia ¾ ou até 3/8 se quiser, só tenha cuidado com a cor e a composição da meia. Nos pés opte pelo romantismo, se o seu look já não for romântico demais. Caso contrário, prefira um sapato envernizado, sapatilha ou até sapato no estilo boneca.


Ai está, uma verdadeira Lolita moderna. Muito bem vestida, poderosa e acima de tudo, romântica.

Para os vestidos pode se usar praticamente as mesmas regras. Sempre opte pelo mais romântico. Aliás, isso não quer dizer que não possa ter um toque pessoal, afinal quem vai usar é você. Não adianta seguir tudo a risca, se não é do seu estilo ou não se sente bem. Se gosta de uma coisa mais dark ou rock n roll, tudo bem, procure mostrar isso no seu look.

A Lolita moderna esta há muito tempo por aí. De um jeito mais discreto e bem casual esse estilo toma as passarelas do mundo todo. Inclusive, muitas famosas se identificam com esse estilo como: Taylor Swift, Selena Gomez, Carly Rae Jepsen, Marimoon, Kerly e muitas outras.





   

0 comentários:

E aí, o que achou?