01 março 2012

Onde foi parar o futebol tupiniquim?


O esquadrão verde-amarelo que tanto já nos orgulhamos, batemos no peito e cantamos o hino com força e emoção, já não é mais o mesmo. O único pentacampeão do mundo perdeu o brilho e os olhares atentos em dias de jogos. Antigamente todos paravam para ver as partidas pela televisão, hoje nem se importam.

                - Você viu o jogo da seleção?
                - Jogo? Que jogo? De vôlei?

Sim, meus caros. Em pátria de Pelé, Garrincha, Zico, Sócrates, Rivelino etc, não é mais o mesmo. A camisa amarela que trazia fascínio e medo por onde passava, agora virou piada e forma de reclamar. Antes reclamávamos do governo, da economia, dos estrangeiros, do calor, do frio, da musica, do amor de tudo. Mas futebol estava tudo bem. É Penta! É Penta! É Penta!

O nosso time titular foi este:
Julio César (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid), Thiago Silva (Milan), David Luiz (Chelsea); Sandro (Tottenham), Fernandinho (Shaktar), Hernanes (Lazio); Neymar (Santos), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), Leandro Damião (Internacional).

Vencemos o jogo, mas sem motivar. Com um gol contra. Um jogo cansativo. Eu quero até falar para quem tem insônia, pode pegar um VT dos melhores momentos do jogo, com certeza seus problemas em pegar no sono estarão resolvidos. Eu dormi e andei vendo comentaristas na televisão dizendo que dormiram ou quase chegaram nisso.

A princípio me empolgou o gol do Marcelo. Um dos melhores da seleção junto com o Thiago Silva, que para mim são os únicos titulares reais do time. Talvez Neymar e Leandro Damião e forçando um pouco mais o Daniel Alves e Ganso (reserva).

Ronaldinho Gaucho não está resolvendo nem no Flamengo em jogos com times Olária, Macaé  etc. É só toque pra lá, toque pra cá e boa sorte ao ataque. Ele não anda armando nada. E nem vem falar que é questão de idade, ou porque ele jogou muito tempo na Europa. O Deco do Fluminense tem 34 anos, praticamente, só jogou na Europa é vem sendo um dos destaques do time e do campeonato.

Os erros que originaram nos gols foram de David Luiz e do Julio Cesar. O time pesado, com três volantes (sim, para mim e para todo mundo, menos para o Mano, Hernanes é volante). Ou seja, quem tinha para armar, dava toquinhos para o lado. Tivemos que contar com a investida de nossos laterais, alias, do Marcelo que foi o autor do gol brasileiro. O gol da vitória foi um chute cruzado de Hulk (Porto), que bateu na zaga adversária e entrou.

Enquanto isso, Argentina de Messi ganhou com três gols do melhor do mundo. A Espanha goleou a Venezuela. Times brilhantes. Enquanto o Pentacampeão está amarelo, apático. Um time que está longe da torcida conseguir imaginar que vamos ganhar a copa em 2014. E sabe o que é pior, estamos esperando desde 1950 para ver esse time de Mano Menezes, Ricardo Teixeira dentre outros.

E o que se vê nos canais esportivos: precisamos de um time leve, rápido, que jogue um futebol moderno. Eu acho que de verdade não é tão moderno. Lembremos-nos de uma seleção que não foi campeã, mas abrilhantou os olhos daqueles que a assistiram (não estou incluída neste caso). A seleção de 1982. Era leve, rápido. Jogava para frente. Um time destemido de grandes craques. O importante é jogar pra frente. Buscar jogadores que não tenham medo de tentar algo diferente.

Por que não tentar Diego Souza, Thiago Neves, Oscar dentre outros jogadores leves, rápidos na armação. Além de ter outros volantes que são mais rápidos e tem melhor toque de bola. Goleiro, infelizmente já deu para o Julio Cesar. Desde a falha na copa do mundo ele não é mais o mesmo.

Enfim, que algo aconteça de diferente e possamos voltar a gostar de ver a seleção jogando.



0 comentários:

E aí, o que achou?