27 janeiro 2012

Pensamento de quinta: Bicho Papão


Estava eu pensando no terror que os pais às vezes colocam em seus filhos desde bebês até sempre. Um medo para ficarem sempre necessitando deles (talvez).  Duvida? Vou lhe mostrar que eu tenho certeza. Vocês quando crianças, com certeza, já ouviram canções de ninar. Na hora de dormir, quando mais absorvemos tudo em nossa volta, cantam músicas que amedrontam. É bicho-papão, cuca, boi da cara preta.

Imagine você bebezinho escutando, à noite, no berço alguém cantando pra você.  “Boi, boi, boi da cara preta, pega esse menino que tem medo de careta”. Você é um bebe, não sabe de nada da vida. Não tem noção do que acontece. E um boi da cara preta pode vir a pegar você. E não esqueça, você tem medo de careta.

Outra canção que é o terror do jardim de infância é a “do jacaré” bruxa má, a Cuca. Muito conhecido com o Monteiro Lobato em “Sítio do pica-pau amarelo”.  “Dorme neném que a Cuca vem pegar. Mamãe foi à feira, papai foi trabalhar”. Você está com os pais longe e a Cuca está indo lhe pegar.  Se engatinhar, pegue sua mamadeira de leite, chupeta e fuja. É apavorante para uma criança, ainda mais as pequenas, pensar nisso.

Por último, bicho-papão. O que é bicho papão? Como ele é? Sei que o nome já é apavorante. PAPÃO. É no aumentativo. Parece enorme. Ainda mais para as crianças. E é um bicho. Sempre falam “cuidado, que tem bicho” para não irmos a algum lugar. “Bicho-papão sai de cima do telhado. Deixa esse menino dormir sossegado”. Dormir sabendo que tem um monstro em cima do telhado de sua casa.

Já pensou que isso pode te afetar até hoje? Quem tem medo de solidão? E do escuro?  Quem sabe o quanto uma coisa inocente pode, de alguma forma, atingir seu inconsciente eternamente.  Um medo não do monstro em si, mas de todo o resto que ronda a imagem desses monstros. E depois de um tempo você nem pode dormir com seus pais. Quem dera as pessoas também tivessem medo de mentir ou de desobedecer.