29 dezembro 2011

Reprovei... e agora?


Início das aulas e é só empolgação, cumprimos tudo aquilo que prometemos na virada do ano, mas basta dois meses - ou menos - pra tudo ir por água abaixo. O plano de estudar nos 3 primeiros bimestres e ficar livre no 4º acabam (é a melhor opção, juro, juro, juro!) se perdendo e nós, surtando nas recuperações. Quando o último e decisivo bimestre dá as caras, é aquela correria pra ver quem se salva de última hora, o que nem sempre dá certo e nos leva pra outra recuperação... E se não der certo, vem a fatídica notícia: a reprovação.

A ficha caiu...
Reprovar não é tarefa fácil pra ninguém, nem pra você, nem para seus responsáveis, acredite! Além de ver seus amigos dando um passo a frente e você ficando pra trás, tem que aguentar a possível bronca dos pais e, convenhamos que muitas vezes eles estão cobertos de razão. Agora que o ano se passou e a notícia da reprovação chegou, não há mais nada que se possa fazer a não ser manter a calma. Talvez chorar resolva, mas não é a melhor solução. Pode ser que você dê a sorte de encontrar pais compreensivos, como os pais da Mariana: "Os meus me deram o que eu precisava, atenção e carinho. Me falaram que no próximo ano teria que ser muito melhor. Não fiquei de castigo, mas merecia.", e pode ser que você encontre pais que te deixem de castigo e cortem tudo aquilo que te faz feliz. Mas calma, isso passa!

E agora?
A melhor coisa a se fazer é entender que de certa forma, essa reprovação foi boa pra você. Provavelmente você tenha repetido porque não aprendeu os conteúdos direito, então você ganha uma nova chance. Depois de um baque como esse, aposto que você se dedicará - nem que seja só um pouquinho - mais aos estudos e perceberá que tudo depende de você, da sua determinação. 

Quero estar com os meus amigos!
É claro que ter que conviver com gente nova quando já tinha intimidade com outras pessoas é difícil, mas não é impossível. Eles também se tornarão seus companheiros, e os antigos amigos estarão por perto sempre. A amizade, consideração e carinho que vocês tem um pelo outro não vai acabar porque vocês não estudarão mais juntos. 

O que eu faço no próximo ano?
A melhor coisa é montar um plano de estudos. Adeque seus horários a grade da sua escola, não se esqueça que tem tempo pra tudo, viu? Inclusive pra diversão. A melhor forma de estudo é rever a matéria do dia, assim você não acumula conteúdo, tira dúvidas o mais rápido possível e vai pra prova numa boa, sem precisar correr pra estudar na véspera. Encontre alguém que saiba de matérias que você não se da bem... Forme um grupo de estudos! Terminei o ensino médio agora e durante o ano contei com a ajuda de um professor particular e outra muito bacana do meu namorado. Como estudávamos na mesma sala, ele me ajudava nas matérias que tinha facilidade e eu dificuldade (matemática e física) e eu o ajudava nas matérias que ele não se interessava tanto (história e literatura). E ó, deu certo... Não peguei nenhuma recuperação o ano inteiro!

Esse foi o meu plano de estudo - que não foi cumprido a risca, confesso - :


A opinião da pedagoga (pós graduada em psicopedagogia, gestão, administração e inspeção escolar) Luciane Rosa Costa:
Dizer pra uma mãe que o filho foi reprovado é péssimo, pior ainda é ter que convencer o aluno e a família que foi MELHOR pra ele. Aconselho os responsáveis a fazerem com que o aluno adquira o hábito de estudo diário, ou seja, estudar pelo menos 2h por dia com intervalo de 5 minutos após a 1ª hora, pra beber um suco ou comer uma barra de cereal. 

O ideal é não deixar pra estudar na véspera da avaliação, pois não terá como sanar eventuais dúvidas COM O PROFESSOR da disciplina. Entrar pro quarto e estudar por horas também não adianta... Você vai lembrar do início e do final da matéria, enquanto o meio ficará perdido. O sono bate e você cochila sem querer.

Procure ajuda no início, para isso conte com as especialistas do colégio, elas estão ali pra ajudar, não só pra dar bronca com a disciplina. Tenho certeza que seguindo as orientações o próximo ano será moleza, afinal, o conteúdo você já viu e sabe onde está sua dificuldade, com isso você sai na frente dos novos colegas.


6 comentários:

Anônimo disse... [Responder]

eu reprovei, to me sentindo mau pra caramba e to de castigo tambem... espero levar a serio ano que vem

Gnery disse... [Responder]

Adorei o teu esquema Danizinha, vou ter que aderir para a faculdade.. Se não, não tem jeito hahahaha

Guiadfc disse... [Responder]

peeeeeeerfeito *-* eu reprovei e n recebir broncas e sim conselhos para que ano que vem eu me dedique mais e essas dicas me ajudaram mais aind :D

@quasedevidro disse... [Responder]

Então no seu caso foi melhor, né Louca por NJR? :D Que bom que te deram conselhos.. Espero que tudo dê certo nesse "novo" ano, hein?

E aí, o que achou?