10 setembro 2011

Qual é? Me diz.


Você já parou pra pensar no quanto nos deixamos levar por novelas, seriados e filmes? No quanto queremos agir da maneira que determinado personagem age? Eu por exemplo, quando era mais nova - no auge de High School Musical - disseram-me que eu me parecia com a Vanessa Hudgens. Com meus 15 anos, me deixei influenciar por isso. Quis ser como ela, tirar fotos parecidas, ter o mesmo cabelo, unhas e tudo o que se pode imaginar. É claro que com toda essa história, bastante coisa legal aconteceu: conheci muita gente bacana, ganhei vídeos me homenageando, várias palavras de carinho, fã clube, recebi diversos convites para trabalho e apareci em muitos sites por conta dessa semelhança. Durante um certo tempo, fiquei "exposta", bastante gente me conhecia e ao mesmo tempo que tudo isso era muito interessante pra mim, também me deixava magoada ler algumas fofocas e críticas. Sabe aquelas críticas que você sabe que não são construtivas e tem apenas a intenção de te chatear? Recebi várias! E por mais que eu não quisesse ligar pra isso, muitas vezes me machucava. Muita gente gostava de mim, porém, sabia que era impossível agradar a gregos e troianos. Nunca exigi que alguém gostasse de mim ou fosse com a minha cara, só queria respeito, porque assim como todo mundo, também sou feita de carne, osso e sentimentos. 

Nesse parágrafo, quem já assistiu Meninas Malvadas com certeza vai se lembrar do Livro do Arraso! Na minha sala, três meninos sempre mexiam em um certo caderno, o que gerava muita curiosidade de todo mundo. Certo dia, as meninas uniram forças, hahaha, para descobrir o que tinha por trás daquela capa. Pasmem: falava mal de todo mundo da sala. Essa descoberta fez com que virássemos as costas para eles e, infelizmente, muita gente se magoasse. Até quando eles falariam mal de todos e agiriam como se nada tivesse acontecido? Ainda que nossa atitude não tenha sido legal, pontos positivos surgiram aí: os garotos foram punidos e esse caderno deixou de existir. 

Essa semana surgiu um site de fofocas na minha cidade, exatamente como em Gossip Girl. Inclusive, a autora (ainda desconhecida), até usa os mesmos clichês do seriado. O primeiro post, contou com a participação de uma colega minha - digo participação, porque boa parte do post foi focado nela. 

Hoje tentei entender por que as pessoas sentem necessidade de expor os outros ao ridículo, de cutucar feridas ou inventar boatos. Qual é?! Muita gente age por maldade ou pura inveja, cujo único objetivo é descobrir qualquer erro ou o ponto fraco de determinada pessoa para usar isso contra ela. Felizmente ou não, todo mal que fazemos e/ou desejamos, volta em dobro pra nós. Com essa história toda, o que se tira de lição é não se deixar levar. Não confiar nossa vida nas mãos de todos, muitos desejam nos ver por baixo, fracassados, ainda que finjam ser nossos amigos. Quanto aos julgamentos, absorva apenas aquilo que lhe proporcionar crescimento, o resto, jogue no lixo, deixe entrar por um ouvido e sair pelo outro. Não deixe que ofusquem o seu brilho ou limitem seus sonhos e objetivos. Somos mais fortes do que imaginamos. 

0 comentários:

E aí, o que achou?