16 janeiro 2010

eu quero um *.*


Eu quero um Lêmure, sério! Eu achei tão fofo quando vi uma reportagem antiontem em Madagascar com um biólogo ou sei lá o que ele era.. ele segurando, ouuuuntxi, uma  gracinha! Eu quero, quero, quero, quero! Me dá?

Saiba mais sobre os lêmures!
Os lêmures só são encontrados na ilha de Madagascar e em algumas pequenas ilhas circundantes como as Comores (embora provavelmente tenham aqui sido introduzidos por humanos). Indícios fósseis indicam que eles atravessaram o mar após Madagascar se ter separado de África. Enquanto que os seus antepassados competiam com macacos e outros primatas, os lêmures estavam a salvo, sem qualquer tipo de competição, e por isso diferenciaram-se numa grande quantidade de espécies.
Os lêmures podem ir dos 30 gramas (Microcebus myoxinus) aos 10 kg (Indri indri). As maiores espécies, algumas das quais pesavam mais de 240 kg, extinguiram-se desde que os humanos se estabeleceram em Madagáscar. As espécies menores são noctívagas enquanto as maiores são diurnas.
As espécies pequenas Cheirogaleoidea alimentam-se de frutos, folhas, brotos, néctar, insectos, pequenos vertebrados e ovos roubados de outros animais. Os resto das espécies Lemuroidea são essencialmente herbívoros, embora possam complementar a dieta com insectos.
Os lêmures possuem polegares oponíveis, mas as suas caudas não são preênseis. Têm unhas em vez de garras e visão a cores limitada.
Ao contrário do resto dos primatas, os lêmures vivem numa sociedade matriacal.

 Fonte: Wikipedia

1 comentários:

E aí, o que achou?