24 janeiro 2010

Clarice Lispector



Sem dúvida alguma Clarice Lispector é a melhor escritora de todos os tempos, pelo menos pra mim. Tudo o que ela faz é incrível! É de uma inteligência sem igual, então hoje iremos falar um pouco sobre ela.

Clarice Lispector foi uma escritora brasileira, nascida na Ucrânia. Autora de linha introspectiva, buscava exprimir, através de seus textos, as agruras e antinomias do ser. Suas obras caracterizam-se pela exacerbação do momento interior e intensa ruptura com o enredo factual, a ponto de a própria subjetividade entrar em crise.

Curiosidades:
    * Clarice verteu para o português, em 1976, o livro Entrevista com o Vampiro, da autora estadunidense Anne Rice.
    * Ainda jovem, à época esposa de diplomata brasileiro, serviu como voluntária na campanha da Itália durante a II Guerra Mundial, no corpo de enfermagem da Força Expedicionária Brasileira.
    * A primeira edição de Onde estivestes de noite foi recolhida por ter sido colocado, erroneamente, um ponto de interrogação no título.
    * Em artigo publicado no jornal The New York Times, no dia 11/03/2005, a escritora foi descrita como o equivalente de Kafka na literatura latino-americana. A afirmação foi feita por Gregory Rabassa, tradutor para o inglês de Jorge Amado, Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa e de Clarice.
    * "A descoberta do mundo", de Clarice Lispector, foi um dos livros prediletos do cantor, compositor e poeta Cazuza.
    * Na internet o texto "Alta Tensão" tem sido atribuído a Clarice Lispector, porém o texto pertence a Bruna Lombardi e está em seu livro "O Perigo do Dragão".


Créditos: Wikipedia

2 comentários:

Anônimo disse... [Responder]

Clarice Lispector é interessante porque várias de suas palavras se aplicam em nossas vidas das formas mais variadas. É o que eu chamo de escritora completa!

E aí, o que achou?